Zero crime não é utopia

07/11/2013 09:56

                 Zero crime não é utopia

O americano John Robbins estava destinado a ser o herdeiro único da milionária indústria de sorvetes Baskin/Robbins. Mas a morte do tio Baskins o levou a questionar se a ingestão excessiva de sorvetes seria a causa da morte dele. Seu pai negou mas ele procurou e conseguiu informações suficientes sobre os malefícios do açúcar e outros alimentos refinado. decidiu abdicar da herança. Hoje ele é referência mundial em sustentabilidade e alimentação saudável.

Seu livro “Saudável aos 100 anos” – editora Fontanar – enfoca 4 comunidades, Vilcabamba, na divisa entre o Equador e Peru; Abecásia, ao sul da Rússia; Hunza, no Paquistão; e Okinawa, no sul do Japão. Lá os idosos são saudáveis e centenários. Não existe e nem necessitam de aposentadoria. Trabalham até morrer plantando e colhendo os próprios alimentos vegetais.

Médicos que os estudaram relatam que a visão, audição, dentição física deles são excelentes. Não existe hipertensão, diabetes, arteriosclerose, câncer, obesidade, demência, mal de Parkinson, Alzeimer. Nem bar, tabacarias, farmácias, hospitais, delinquência juvenil, crimes ou cadeias.

São 3 as principais causas dessa qualidade de vida: 1) Alimentação frugal, natural e vegetariana fresca. Carne é coisa rara. Nenhum alimento artificial, refinado, industrializado. 2) Atividade física diária e constante. 3) Relacionamento, inclusive amor aos órfãos e viúvos. Estes nunca ficam abandonados. Praticam o que Tiago 1:27 recomenda: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. 

São alegres, vivem cantando. Existe canção para cada ocasião, inclusive para doentes que cantam com os que os visitam. Não priorizam a competição daí a ausência de estresse.

Fica difícil imitarmos esses povos pois a qualidade ambiental deles é raro encontrar em nosso meio. Porém é possível, sim, seguirmos um grupo que vive em país modelo de não-saúde. Um grupo especial de Loma Linda, Estados Unidos, os adventistas do sétimo dia, também são idosos saudáveis. Possuem e praticam orientações para estilo de vida sadio. Bem similares aos da 4 comunidades citadas no livro de Robbins. Ele não incluiu esses idosos saudáveis no seu livro, porém são reais provas vivas que resultam de se tratar o corpo como templo do Espírito Santo, recomendado por Paulo em 1 Coríntios 6:19: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? ” . Outros “remédios preventivos e curativos de Deus” são a confiança no Senhor Criador e a Esperança na gloriosa vinda de Jesus.

Isso está bem disponível se o quisermos viver outra realidade, como as citadas nas comunidades acima. Não é utopia. Necessário é aprender e praticar, com o poder de Deus. Está escrito.    

Luiz Kazuo Komoda, escreveu a coluna “Cotidiano bíblico” durante 13 anos, no jornal diário “O Imparcial”, de Presidente Prudente, SP. Estuda sobre saúde natural há 40 anos. É pesquisador bíblico e designer pela FAAP, SP. 

Voltar