“O JUÍZO PRÉ-ADVENTO” leia o MEU COMENTÁRIO = Lição da Escola Sabatina –23 a 30 novembro 2013

29/11/2013 15:20

MEU COMENTÁRIO da Lição da Escola Sabatina –23 a 30 novembro 2013 

A lição deste trimestre OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO chama-se O SANTUÁRIO.

Para a LES desta semana, “O JUÍZO PRÉ-ADVENTO” leia o MEU COMENTÁRIO =

Dois temas principais norteiam a LES desta semana: 1- O JUÍZO / 2- O ADVENTO, ou VOLTA de Jesus

O JUÍZO PRÉ-ADVENTO, o julgamento feito por Deus, atinge todos os humanos, desde o primeiro mártir Abel até o último humano na Terra antes de fechar o tempo da graça. Isso envolverá justos (LES de quinta-feira, após a pergunta 8, explica a razão disso) e injustos, salvos e perdidos.

É muito importante entendermos a razão da necessidade do Juízo, para, então, entenderemos a sua realização. A LES de terça-feira, na resposta da pergunta 5 responde isso: “É claro que o Deus onisciente está plenamente consciente de quem é o Seu povo. Ele não precisa de julgamento para decidir quem será salvo. O juízo pré-advento, em vez disso, mostra que o Juiz é justo na salvação do Seu povo. Os seres celestiais precisam ter certeza de que os santos são aptos para a salvação. À medida que procuramos entender o significado do juízo, devemos nos lembrar do cenário do grande conflito, sugerido nesse texto, porque vemos as hostes angelicais testemunhando o julgamento. Outros seres têm interesse no resultado final do plano da salvação”.

No juízo, entram em cena pelo menos 3 participantes, além da pessoa julgada, o réu humano que é você e eu. O acusador, Satanás, os livros de Deus (LES de domingo e segunda-feira) e Jesus, que acumula 2 funções simultaneamente, de Advogado (enquanto não termina o tempo de graça, pois após Ele pronunciar o “Está feito” de  Apocalipse 21:10  estará definitivamente encerrado o prazo para arrependimento e conversões a Deus.) e também de Juiz.

Após a sua conclusão, (LES de quarta-feira) todos perceberão que o JULGAMENTO será muito bom para TODOS, planeta Terra e demais do universo. “O juízo pré-advento resultará na concretização da esperança de Deus e dos cristãos. O desejo de Deus é salvar Seu povo e erradicar o pecado, não deixando nenhuma dúvida sobre Seu amor e justiça. O anseio dos seres humanos é a salvação do pecado, da sua opressão em todas as formas e desfrutar vida eterna na presença dAquele que os ama. Assim, o julgamento será a garantia de um relacionamento eterno e confiante entre Deus e Sua criação”.

A VOLTA...

Jesus prometeu várias vezes que voltaria. Quando Ele vier será para buscar Seus amigos (isso Ele disse aos discípulos que chamou de amigos, veja João 14:1 a 3). Para vir Ele necessita, antes, resolver a questão de todos humanos, confirmando, ou não, seus nomes no Livro da Vida. Estes confirmados farão parte do reino descrito por Ellen G. White: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonia e júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor" (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 678)”.

 

Voltar