Lição da Escola Sabatina nº 10 - mês junho 2013 - CLIQUE aqui para abrir o TEXTO todo

04/06/2013 21:18

AS PRIMEIRAS COISAS PRIMEIRO, da LES – Lição da Escola Sabatina - nº 10 - 1 a 8 junho 2013  https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1022013.html,
A mensagem do profeta Ageu https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/1  é simples: Quais são as nossas prioridades e por que é tão importante ajustá-las?

Deus libertou o Israel antigo do cativeiro da Babilônia. Passados 20 anos o templo de Deus continuava em ruínas enquanto dedicavam-se a construir suas próprias casas. Então Deus usou Ageu pra exortá-los a corrigir essa situação. Hoje ocorre exatamente o mesmo: as pessoas estão atrás de prosperidade, cura, libertação ( interesses próprios) e o templo, que é Jesus ( https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/2/19  ) , está “para escanteio”. Não que buscar cura e libertação sejam coisas ruins em si mesmos. O problema é querer usar Jesus como solução mágica pra tentar corrigir nossos maus hábitos de vida e, pior, perseverar nesses hábitos. Na época do Messias, o contexto doentio era diferente do atual e então o conhecimento sobre correções não eram claramente delineado. Daí que Jesus teve que recorrer aos milagres. Mas hoje Ele proveu conhecimentos que até “as pedras estão clamando”, vide artistas que estão praticando estilo de vida saudável.   

E hoje dispomos da sabedoria que Deus fornece ao médico e cientista Silmar Cristo pelos vídeos “Do Éden ao Fast Food” (escolha os de nºs 1, 2, 3, 4, 5, 6 com mais de 40 min de duração) no Youtube: ( ) . E se desejar adquirir seu livro de 200 páginas em português + 8 DVDs, acesse seu site www.drsilmarcristo.com

Desejar libertação também é louvável, livramento da ignorância. Como exemplo, conheci alguém que dizia que orar sobre alimentos com ingredientes suínos os purificava, mas https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/2/12  e  https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/2/13+  negam isso, veja também a palavra “imundo” em https://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/11 . Daí que encontrar Jesus que é própria Verdade, liberta, conforme Suas próprias palavras. Acesse e faça estudos bíblicos que darão a verdadeira libertação: https://ww w.jesusvoltara.com.br/estudos1.htm  e https://www.esperanca.com.br/

Voltando ao Israel da época de Ageu, ele respondeu favoravelmente aos apelos de Deus e então, imediatamente, as mensagens de reprovação foram substituídas por mensagens de encorajamento. A declaração “Eu sou convosco” relembra as promessas passadas, presentes e futuras de Deus, de que enviaria o Messias. A promessa passada foi pra igreja primitiva, primeiramente feita a Adão e Eva em https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/15  e posteriormente a transmitidas por todos autores do Antigo Testamento. Veio a se cumprir com o nascimento do Messias em Belém conforme Miqueias. Quando o bebê Jesus cresceu e começou Seu ministério então se cumpriu a promessa de que a glória do segundo templo seria ainda maior do que o de Salomão. Difícil é imaginar como todo aquele esplendor descrito na construção do primeiro templo poderia ser superado naquele segundo que foi restaurado das ruínas mas a glória referia-se não a aspecto material e sim à presença do Próprio Jeová Jesus Cristo presente física e pessoalmente no meio de Seu povo Israel (https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/2/9 ). Como Jesus foi embora fisicamente, a promessa pro Israel moderno, que somos nós, é o retorno Dele em glória e majestade. Porisso somos adventistas do sétimo dia, os que guardam os mandamentos (o sábado é apenas um deles) e aguardam a volta do Messias que salvará os que Lhe obedecem (https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/5/9 ). Paulo descreve que Ele voltará para os que O aguardam (https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/9/28 ) e, mais que isso, para os que amam (https://www.bibliaonline.com.br/acf/2tm/4/8 ) a Sua volta. O ladrão na cruz pediu pra Jesus e recebeu pessoalmente a promessa de que seria súdito do Rei dos reis. E nós que almejamos ser súditos Dele, também o seremos com toda a certeza, pois Jesus é o mesmo ontem, hoje e amanhã. (https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/13/8 )

Jesus veio como bebê, cresceu e viveu entre os adventistas primitivos. Há 2013 anos atrás fez o papel de Cordeiro de Deus morrendo na cruz do calvário por você e por mim. Hoje atua como Advogado no Santuário Celestial (https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/8/1 e  https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/8/2 ) , perdoando nossos pecados confessados (https://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/2/1 ) e deixou sua promessa de retornar como Justo Juiz e Rei dos reis.

Agora que somos esses adventistas modernos, a mensagem é a mesma para nós hoje: não tema, mas ao invés, seja feliz! (https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/2/5 ). Porque “somos um pequeno povo mui feliz” e o Espírito Santo está entre nós, curta isso em sua vida ! (https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/12/32 ). E outro detalhe, assim como fez com Seus servos da época de https://www.bibliaonline.com.br/acf/ag/2/23  , Ele nos escolheu como modernos anéis de selar. É um privilégio reconstruir o templo (nosso corpo que é templo do Espírito Santo), o Seu sábado (https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/58/12  e  https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/58 /13+  e https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/58/14 ) e Sua Verdade, que é Ele mesmo ( Faça estudos bíblicos avançados = )

Como poderemos ter esse poder de anéis de selar? É simples, basta fazer o mesmo que os discípulos no caminho para Emaús: Jesus se achegou a eles porque falavam Dele. Ocorre exatamente o mesmo hoje: ao falarmos de Jesus, Ele se achega a nós e nos explica o Evangelho. Quem guarda os mandamentos tem o Espírito Santo = https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/15/10  e   https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/15/26  https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/15/27.

A próxima LES, de nº 11, de 8 a 15 junho, baseia-se em Zacarias,  https://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/1  https://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/1  e chama-se “VISÕES de ESPERANÇA”.

Voltar