Lição da Escola Sabatina 13 - Para que não nos esqueçamos - clique para o texto COMPLETO

25/06/2013 15:56

Lição da Escola Sabatina 13 - Para que não nos esqueçamos (Malaquias)

 

 

, da LES nº 13 - Lição da Escola Sabatina - 22 a 29 junho 2013  https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html,
O profeta Malaquias https://www.bibliaonline.com.br/acf/ml/1  nos ensina a extensão do comprometimento de Deus com Seu povo, mas também aponta para suas sagradas responsabilidades.

Resumo: Deus dialoga com Seu povo a fim de que Seus filhos percebam quão profundamente Ele os ama e Se preocupa com seu bem-estar, chamando-os a ser fiéis em todos os aspectos da vida. Ele enfatiza a fidelidade conjugal, paternidade, liderança e o dízimo.

Sim, Deus nos ama e, por gratidão a Ele no coração, podemos e devemos responder aos seus convites, positivamente. Por ex. convites para ser FIEL na obediência aos 4 “T”s: Tempo, Talento,  Tesouros (dinheiro e riquezas), Templo (tratar o corpo como Templo do Espírito Santo), tudo isso dedicados a Ele. Não é salvação pelas obras, mas sim, resposta de gratidão ao seu amor.

A lição de domingo é “Grande é o Senhor” = https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#domingo Mostra que o povo de Israel não agia tal como deveria fazer frente à grandeza de Deus. Seus sacrifícios eram negligentes, irritando o Deus Perfeito.

A lição de segunda-feira é “Amor e respeito mútuos” =
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#segunda
Nesta lição, Deus enfoca as traições a Ele, Deus e ao cônjuge (que simboliza traição também a Deus). No verso 16 Deus diz que “odeia o divórcio”. O aviso diz que “chega, é hora de parar com isso” aos que estão praticando isso, até mesmo na própria igreja.

A lição de terça-feira é “Dízimo na casa do tesouro”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#terca
O convite para ser fiel nesta questão da devolução de dízimos e ofertas é simplesmente para ser feliz. Estar em dia com Deus e nosso próximo traz grande paz e felicidade.

A lição de quarta-feira é “Um memorial escrito”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#quarta
Nesta lição Israel estava reclamando dos que viviam impiamente pois parecia que tudo estava dando certo para esses ímpios enquanto Seu povo passava por dificuldades. Em resposta, Deus mostra que o Juízo mostrará o contraste, a diferença entre o ímpio e o justo. Ele chama este de “Tesouro particular”. E cita que no Livro da Vida constarão esses justos, enquanto o Livro das Obras mostrará as más obras, não confessadas, razão da destruição dos perdidos.  

A lição de quinta-feira é “O Sol da justiça”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#quinta
Esse Sol é o Próprio Jesus que dá vida, aquece e ilumina as trevas da ignorância e pecado. Ele também é “fogo consumidor” que queimará os ímpios. Veja o contraste: para o perdidos, morte RÁPIDA; e para os salvos vida ETERNA.

A lição de sexta-feira https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li1322013.html#sexta  repete os pontos da fidelidade a Deus: “Todas as bênçãos vêm de Suas generosas mãos, e Ele deseja que homens e mulheres mostrem gratidão devolvendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas – em ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado. Eles devem devotar seus meios a Seu serviço, para que Sua vinha não venha a ser um deserto estéril. Precisam estudar o que o Senhor faria em lugar deles. Devem levar a Ele em oração toda questão difícil. Devem revelar interesse altruísta na edificação de Sua obra em todas as partes do mundo” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 707, 708).

Não é salvação pelas obras, repito, mas isso também dá ESPERANÇA https://www.esperanca.com.br/. Adorar a deus inclui obedecer e assim agradar Seu Salvador e Querido Mestre, Rei dos reis, Autor e consumador desta esperança. Está escrito.

A próxima LES será a lição do novo trimestre- Julho, Agosto e Setembro - e chama-se “Reavivamento e Reforma”. 

Voltar