LES nº 07 - Clique aqui para o texto do MEU COMENTÁRIO da Lição da Escola Sabatina –9 a 16 novembro 2013

15/11/2013 17:50

LES nº 07 - Lição da Escola Sabatina – 9 a 16 novembro 2013 - CRISTO, NOSSO SACRIFÍCIO

A lição deste trimestre OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO chama-se O SANTUÁRIO.

Para a LES desta semana, “CRISTO, NOSSO SACRIFÍCIO” leia o MEU COMENTÁRIO =

Você e eu que conhecemos a história da redenção, sabemos que o Próprio Deus fez o sacrifício no calvário há 2000 anos.

A pergunta que surge (e você sabe algumas respostas) é: Qual a razão de Deus ter tomado essa medida tão radical, injusta e cruel para Ele mesmo que foi o sacrifício na cruz do calvário?

As respostas que me ocorreram eu listo:
1) A redenção exige sacrifício de cordeiro sem mácula (sem pecado no nosso caso, de humanos). Após Adão e Eva terem caído o pecado é determinante no nascimento todo ser humano. Isto significa que INEXISTE pessoa que nasça sem pecado ver Salmos 51:5, (as únicas exceções bíblicas são Adão e Eva ANTES da queda no paraíso e depois nasceu Jesus que nunca pecou).
2) Jesus é o Criador para a VIDA. Já que o homem caiu então Jesus tornou-se também Redentor, o Único habilitado para ser o Cordeiro sem mácula.
3) O Assombroso é que Deus, para redimir, tornou-se PARENTE da criatura, virou Nosso Irmão maior!
4) A principal razão disso tudo é algo chamado AMOR

A LES de domingo, que enfoca Isaías 53, lista 5 implicações do texto:
1. Jesus sofreu pelos outros. "Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades", dores (v. 4), transgressões, iniquidades (v. 5, 6, 8, 11) e o pecado (v. 12).
2. Ele traz grandes benefícios àqueles por quem Ele sofreu: paz e cura (v. 5); justificação (v. 11).
3. Foi a vontade de Deus que Jesus sofresse e fosse moído (v. 10). Deus colocou nossa iniquidade sobre Ele (v. 6), porque era plano de Deus que Ele morresse em nosso lugar.
4. Jesus é justo (v. 11), nunca praticou violência nem engano (v. 9).
5. Ele foi uma oferta pela culpa, um sacrifício expiatório pelo pecado (v. 10).

A LES de segunda-feira fala de SUBSTIUIÇAO SUFICIENTE: você e eu CARECEMOS de um substituto para morrer por nós, pecadores. Esse Substituto foi o CRIADOR do UNIVERSO. E o preço pago por Esse Substituto foi tão grande que Ele recebeu uma coroa da vitória após cumprir Sua missão. Mas ANTES pagou com a Própria vida na cruz. A cruz PRECEDEU a coroa.

A LES de terça-feira aborda O SANGUE de CRISTO. Explica o lado MULTIFUNCIONAL desse sangue: O sangue derramado de Cristo é incrivelmente multifuncional. O sangue de Cristo obtém eterna redenção, provê purificação do pecado, perdão, santificação, e é a razão para a ressurreição.

O livro de Hebreus, capítulos  9, 10, 12 e 13 e respectivos versículos, destaca alguns aspectos do sangue do Nosso Salvador:

 Hebreus 9:12; só o sangue de Cristo O habilita pra entrar no Santíssimo para interceder por nós como Nosso Advogado e Sumo Sacerdote no Santuário Celestial.
9:14; sangue sem mácula purifica, salva e habilita-nos para o serviço
9:18; sangue são os itens da primeira e segunda ALIANÇA de Deus.
9:22; sangue é IMPRESCINDÍVEL para haver perdão.
10:19; sangue DÁ CONFIANÇA e CORAGEM para nós entrarmos no Santíssimo do Advogado Jesus.
12:24; sangue do Mediador na nova aliança (Jesus) fala MELHOR que o sangue usado por Abel (que era de cordeiro animal e não do Cordeiro de Deus Jesus Cristo)
13:12; sangue de Jesus Cordeiro que sofreu FORA da portas cidade ou Santuário Celestial, exatamente no planeta Terra.
13:20  sangue da ALIANÇA ETERNA, do Deus da PAZ, ressuscitou Jesus, o Grande Pastor da ovelhas que somos você e eu!

 

A LES quarta-feira dá o “status” do Cordeiro que deveria ser imaculado, sem mancha, no caso quem pode cumprir essa exigência foi Cristo Jesus. Porque Ele viveu neste planeta 33 anos sem nunca ter pecado.

Na LES de quinta-feira cita UM GRANDE PERIGO que muitos incorrem porque não levam a sério a dimensão teológica do sacrifício de cristo. Daí, não valorizam suficientemente e partem para posturas ou ações do tipo:  Já que Jesus morreu por mim, então está tudo certo, beleza, já estou salvo não tenho nada que me preocupar pois uma vez salvo estou salvo pra sempre! Agora estou debaixo da graça e nada pode me atingir, posso fazer o que bem entender, estou coberto pelo sangue de Jesus. Este tipo de pensamentos são fatais e levam à morte eterna.

E o chamado “cristão” que não ora, não agradece, não medita na Bíblia Sagrada, não estuda a LES (Lição da Escola Sabatina), chega tarde à Escola Sabatina (quando chega), não testemunha para o próximo também encontrar a salvação em Jesus Cristo.  Isso também é conseqüência de FALTA de RELACIONAMENTO DIÁRIO com o Salvador Jesus, ou, pior, FALTA de AMOR a JESUS, vide João 14:15

No RESUMO desta lição 7 consta que:Quando aceitamos o amor de Deus e Seu sacrifício por nós, Ele perdoa nossos pecados, muda nosso status, nos abençoa e nos leva a uma nova maneira de viver”.

Selecionei algumas questões dessa mesma página às quais consegui responder:
B. Por que não é possível que Deus simplesmente perdoe nossos pecados a fim de resolver o problema do pecado?
R: Porque existem LEIS (no caso, a lei de Ezequiel 18:20) que Deus, como Rei dos reis, não pode revogar (vide caso do decreto do rei Assuero no livro de ESTER). E essa lei exige cumprimento de pagamento para resolver a transgressão (contra Ezequiel 18:20 o pagamento está em Hebreus 9:22). Outra razão porque Deus não perdoou simplesmente é que a queda do homem fez estar em jogo o caráter de Deus.  

A. Como você pode expressar sua gratidão a Deus por Seu amor e condescendência com a humanidade? R: Agradecendo a Ele (orando), me relacionando com Ele, recebendo suas instruções (Bíblia Sagrada, pregações, outras fontes fidedignas Dele) e testemunhando para outras pessoas também conhecerem a Deus e Dele receberem o amor e salvação.

A. Por que é tão importante proclamar ao mundo o perdão de Deus?
R: Porque Ele conta conosco e não com anjos para sermos testemunhas ou pescadores de pessoas como foram (e também hoje são) os discípulos do Mestre.
B. Como as ações da graça de Deus para com os pecadores o ajudam a lidar com os que erram?
R: Faz lembrar que todos que erram merecem compreensão, perdão e oportunidade para mudança de vida. Daí, peço a Deus o caráter de Jesus para agir exatamente como Deus age.
C. Por que é tão trágico quando uma pessoa rejeita a morte de Cristo?
R: Porque rejeita o PRESENTE da VIDA ETERNA das mãos do Criador e Salvador Jesus.

Que não seja o seu e meu caso, amém! Esse presente é pra pegar e nunca mais soltar!

 

Voltar