LES nº 04 – Clique aqui para meu texto completo - Lição da Escola Sabatina –20 a 27 julho 2013

25/07/2013 18:58

Testemunho e serviço: o fruto do reavivamento

 

LES nº 04 – Lição da Escola Sabatina –20 a 27  julho 2013 

A lição deste trimestre JULHO, AGOSTO, SETEMBRO chama-se REAVIVAMENTO e REFORMA.

Esta LES - Lição da Escola Sabatina – é a QUARTA do trimestre e focaliza a COMO A PESSOA SALVA SE COMPORTA, NATURALMENTE, como conseqüência de estar salva, veja na própria Lição =  https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html

O verso para memorizar está em Atos 1:8 https://www.bibliaon.com/versiculo/atos_dos_apostolos_1_8/

A lição de sábado https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#sabado mostra qual o propósito do reavivamento e a conseqüência na vida da pessoa convertida ou salva. Também alerta sobre o que ocorre com um reavivamento equivocado em contraste com o coração renovado pela graça de Deus.

MEU COMENTÁRIO INICIAL SOBRE TODA A LIÇÃO:  
Um fruto do reavivamento é o Testemunho e serviço que, por sua vez, é fruto da comunhão com Deus (pela oração e Bíblia – já estudados nas LES anteriores nº 3 e 4) e comunhão com o próximo.   

A lição de domingo https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#domingo  é “Comissão e promessa de Cristo”

Ao se despedir e antes de subir ao Céu, Jesus deu a chamada Grande Comissão para o discípulos, o IDE, de Mateus 28: 19, 20 com sua maravilhosa promessa como conseqüência da obediência/ ação dos discípulos, veja no próprio verso de Mateus 28: 19, 20  na Bíblia Sagrada.   

A lição de segunda-feira https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#segunda  é “Recebendo a promessa” =
Esta lição apresenta o desafio que os primeiros discípulos tiveram que encarar e os resultados alcançados  - o verso 6 mostra -  o recebimento do dom de línguas entendíveis ( a Bíblia Sagrada não disse que eram estranhas, TODOS entenderam) e a conquista de 3000 batizados pela sua fidelidade a Deus e união fraternal...

A lição de terça-feira é “O poder do testemunho pessoal”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#terca
Esta lição mostra o mecanismo que impulsiona o “IDE”. E a missão da pessoa salva, do convertido a Jesus Cristo, inclui o testemunho pessoal para 2 grupos de pessoas: A) Seus irmãos terráqueos e B) Os filhos de Deus que nunca caíram e vivem na grande extensão do universo (neste caso esse trabalho exigirá o espaço temporal igual a eternidade que é o tempo que se leva pra visitar todos esses povos) somente após estarmos na vida eterna como testemunhas de Jesus.

A lição de quarta-feira é “A fé que cresce”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#quarta
A LES 4, da semana passada, já havia mostrado que a verdadeira fé está sempre focalizada na vontade de Deus, não em nossos desejos. É confiar em Deus, acreditando em Suas promessas, e agindo de acordo com Sua Palavra. Nossa fé cresce quando ouvimos a Palavra de Deus e a pomos em prática, neste caso obedecendo ao que Jesus pediu em Atos
Já nesta lição mostra que a fé cresce “quando partilhamos a Palavra de Deus com os outros, crescemos espiritualmente. Quanto mais amamos Jesus, mais temos vontade de testemunhar do Seu amor. Quanto mais testemunhamos do Seu amor, mais O amamos. Compartilhar a fé fortalece a fé”. Portanto, a mola propulsora que nos motiva é o AMOR a Jesus, tudo o mais não tem o mesmo poder.

O milagre da multiplicação dos pães e peixes atuou assim: Jesus providenciou (fez o menino levar os 5 pães e 2 peixinhos), fez Felipe encontrá-lo, multiplicou-os e deu aos discípulos para que os repartissem com as pessoas. E Jesus continua atuando assim com você e comigo, ele fornece o Pão da Vida, a Palavra Viva, a Bíblia Sagrada, nós recebemos e nos alimentamos dela e a repartimos com os outros.

A lição de quinta-feira é “Reavivamento, testemunho e intervenção divina”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#quinta
Atos 8:16 a 38 mostra o episódio de Filipe enviado pelo anjo para o instruir o eunuco, servo da rainha Candace. Ao aproximar-se da carruagem do eunuco, Filipe perguntou se ele entendia. Este pediu explicação, Filipe deu um rápido estudo bíblico, o eunuco entendeu e pediu o batismo. Filipe atendeu e depois foi levado embora, sua missão foi muito bem cumprida. A parte do eunuco foi orar e estudar a Palavra de Deus e a de Filipe foi também isso acrescido do testemunho cristão. 

A lição de sexta-feira                                            https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li432013.html#sexta 
1. Qual é a ideia principal da lição desta semana? Deus está chamando você para fazer mudanças na sua vida? Suas prioridades precisam ser reajustadas de alguma forma? O que Deus está pedindo que você faça?

Minha resposta:
O tripé oração, estudo da Bíblia Sagrada e testemunho fazem parte do tripé cristão.  Este não se sustenta, cai ao chão se faltar qualquer item desse tripé.


2. Pense mais na maravilhosa verdade de que, quanto mais testemunhamos da nossa fé, mais ela cresce. Por que isso é verdade? Por que esse princípio faz tanto sentido?
Minha resposta:
+ conhecer a Jesus = + amá-Lo = + testemunhar =  + fé = + testemunhar = + amá-Lo = + conhecer a Jesus.


3. Você testemunha com frequência em favor de Jesus? Se não, pergunte a si mesmo: Por quê? Você tem medo de rejeição? Se esse é o problema, considere quantas vezes Jesus foi rejeitado. Se a rejeição não O impediu, também não deveria nos impedir. Ou você deixa de testemunhar porque não tem certeza sobre o que dizer? Sendo assim, o que isso lhe diz sobre sua necessidade de comunhão mais profunda com o Senhor?


4. Nesta semana falamos que o ritual religioso por si só não pode produzir mudança no coração. Qual é o lugar dos rituais e tradição em nossa fé e em nossa igreja? Os rituais e a tradição têm utilidade no reavivamento e reforma?
Minha resposta:
Sim, porque no nosso caso, da IASD – Igreja Adventista do Sétimo Dia, desfrutamos da benção de desligar de trabalhos e outras preocupações seculares e usufruir do descanso sabático ( no dia de sábado ), dia em que dedicamos mais tempo para as coisas do reino de Deus. É um ritual, sim, freqüentar a igreja aos sábados, imitando o que Jesus fazia na Terra Lucas 14:14 a 16 =
https://www.bibliaon.com/lucas_4/

14 Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama.

15 Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.

16 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.

A guarda do sábado, na igreja e fora dela, serve para ALIMENTAR espiritualmente e poder também orar e testemunhar. Nos batismos (por imersão imitando Jesus https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_3_16/ ) também existem canções, pregação e testemunhos inspiradores. Na santa ceia com pães ázimos (sem fermento – que é o símbolo do pecado https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_16_6/ ) imitamos Jesus Cristo que não usava o pão francês e sim pão de Israel. Juntamente com a santa ceia também realizamos o lava-pés em obediência ao que Jesus fez e  ordenou: https://www.bibliaon.com/cerimonia_de_lavar_os_pes/. A LES – Lição da Escola Sabatina – antecedendo a pregação – é igualzinha ao descrito em Atos 13: 14 a 17=

https://www.bibliaon.com/atos_dos_apostolos_13/ 14 De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.

15 Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: "Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem".

16 Pondo-se em pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: "Israelitas e gentios tementes a Deus, ouçam-me! "Depois disso, ele lhes deu juízes até o tempo do profeta Samuel.


5. Por que encontramos tanta satisfação em ser usados por Deus para levar pessoas a Ele?
Minha resposta:
O foco de Jesus é SALVAR pessoas,  seus filhos
https://www.bibliaon.com/versiculo/lucas_19_10/  e essa parte do caráter Dele habita em nós quando O imitamos nessa missão também. Esse é o motivo de tanta satisfação.

O Auxiliar ( https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/aux432013.html ) resume assim:

Resumo: Testemunhar e viver para ser uma bênção aos outros é o fruto de uma experiência íntima com Jesus. Cristianismo é muito mais do que tentar salvar a nós mesmos. Significa permitir que Jesus nos salve e nos envie como embaixadores de Sua graça, a fim de levar a outros o amor que transformou nossa vida. Quando experimentarmos esse amor, experimentaremos o verdadeiro reavivamento.

A próxima LES será a lição de 27 Julho a 3 Agosto  - e chama-se “Obediência: o fruto do reavivamento”  Entre no site e aguarde estar disponível para estudar (se possui a lição impressa, então já pode iniciar o estudo). 

Voltar