LES nº 03 – Clique aqui pra texto completo - Lição da Escola Sabatina – 13 a 20 julho 2013

17/07/2013 19:47

A lição deste trimestre JULHO, AGOSTO, SETEMBRO chama-se REAVIVAMENTO e REFORMA.
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li132013.html  ,

Esta LES - Lição da Escola Sabatina – é a TERCEIRA do trimestre e focaliza a BÍBLIA SAGRADA

(as PALAVRAS de Jesus), o QUÊ ela faz, as Boas Novas e Bênçãos, veja na própria Lição = https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html

O verso para memorizar está em Salmos 119:154 https://www.bibliaon.com/versiculo/salmos_119_154/

A lição de sábado https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#sabado mostra que os cristãos comprometidos com Deus tem PAIXÃO para anunciar a Bíblia Sagrada ao mundo... e encontram graça, força e esperança em Sua Palavra e nela descobrirão os encantos incomparáveis de Cristo. E a Palavra de Deus pode mudar nossa vida, quando acatamos com fé e obediência seus preceitos e verdades.

MEU COMENTÁRIO INICIAL SOBRE TODA A LIÇÃO:

Sobre a Palavra, eu pergunto e respondo algumas questões:
1) O que é a Palavra? R: É o canal de comunicação de Deus para conosco
2) O que Ela faz? R:
A) Revela o Amor de Deus
B) Desperta a nossa fé
C) Assim, permite que Jesus nos salve
D) E já na condição de salvos, santifica nossa vida pelo seu estudo e comunhão com seu Autor, Jesus Cristo.

E assim, o maior milagre é que Jesus mais a Bíblia Sagrada salvam e transformam ! Louvado seja o Senhor porisso !
 

A lição de domingo https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#domingo   é “Reavivados pela Palavra” = Os versículos indicados do Salmo 119 = https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/119/  mostram as súplicas de Davi para Deus: renovar sua vida, vivificar, livrar, defender sua causa, resgatar o pecador (eu, nós). Outros versos indicados do mesmo Salmo anunciam a benção da vida, alegria, vida, luz, verdade, entendimento, livramento. Davi é um ótimo exemplo de como obter: coragem e força; esperança e orientação divina, alimentar o coração faminto, a alma sedenta, as promessas de livramento, perdão de Deus, orientação divina. A base do reavivamento é encontrar nova vida na Bíblia Sagrada.   

 

A lição de segunda-feira https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#segunda  é “O poder criativo da Palavra” =
Esta lição pergunta: Em que sentido a Palavra de Deus é viva? A resposta é que a Palavra https://www.bibliaon.com/joao_1/  (ou Verbo que se fez carne) é Jesus. E Jesus vive. Este mesmo Jesus é Deus vivo e Criador, Ele usou esse poder criativo da Palavra para fazer céus, a Terra e todo seus exércitos. Além disso essa mesma Palavra prepara plenamente para toda boa obra porque é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça conforme os versículos indicados na pergunta nº 4.

 

A lição de terça-feira é “Jesus e a Palavra”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#terca
O Próprio Jesus disse que a Bíblia Sagrada testemunha sobre Ele, glorifica a Deus e dá vida eterna. E esta lição esclarece que “sentimentos” são enganosos para mensurar reavivamento e, pelo contrário, a verdadeira base para o reavivamento é a Bíblia Sagrada, vide o exemplo do ensino da Palavra por Jesus aos discípulos na estrada para Emaús. = https://www.bibliaon.com/lucas_24/   

A lição de quarta-feira é “Reavivamento, fé e a Palavra”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#quarta  
A verdadeira fé está sempre focalizada na vontade de Deus, não em nossos desejos. É confiar em Deus, acreditando em Suas promessas, e agindo de acordo com Sua Palavra. Nossa fé cresce quando ouvimos a Palavra de Deus e a pomos em prática 
(Rm 10:17; Tg 2:17, 18). Abrir a mente aos ensinamentos da Palavra de Deus edifica a fé. Fazer o que Deus diz, mesmo que isso seja contrário aos nossos desejos pessoais, prepara-nos para receber a plenitude do poder do Espírito Santo.  

Nossa experiência espiritual é reavivada quando aceitamos e reivindicamos a Palavra de Deus pela fé.

Somos transformados quando interiorizamos o que lemos, e permitimos que os ensinamentos da Bíblia moldem nossos pensamentos e nossa vida. A fé não cresce apenas ao lermos ou ouvirmos a Palavra de Deus. Ela surge quando reivindicamos Suas promessas como sendo nossas e quando cremos que o que Ele disse se aplica a nós, pessoalmente. Deus deu a cada um de nós uma medida de fé. Ela é um dos dons do Céu https://www.bibliaon.com/versiculo/romanos_12_3/

Eu e Bíblia Sagrada = Eu e Jesus = Eu transformado.  

 

A lição de quinta-feira é “A Palavra: guardiã e salvaguarda do reavivamento”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#quinta
As palavras “guardiã e salvaguarda” significam que ela alerta e conserva na salvação. Na resposta da pergunta 8 Paulo enfatiza a vontade de Deus e não nosso “achismo” que perverte o sentido da Bíblia Sagrada. E as os versículos da pergunta 9 respondem que a leitura com fé (que faz a vontade do Senhor) conduzem a obediência, o amor intenso fraternal, limpa toda a impureza e maldade, salvação de almas dos que praticam a Bíblia Sagrada. Esta revela Deus, o Eterno, fortalece e vence o maligno.   

A lição de sexta-feira                                                 https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li332013.html#sexta  
Esta lição mostra Satanás tentando abalar a verdade. Mas o fiel tem DISCERNIMENTO pela Verdade presente na Bíblia Sagrada e PODER para vencer !  
Esta lição pergunta:
A) Que passos precisamos dar para tornar o estudo da Bíblia mais significativo e espiritualmente produtivo?
Resposta sugestão: Pedir tempo, sabedoria, entendimento, poder para fazer a vontade de Deus. 
C. De quais atividades práticas (seminários, retiros, etc.) a congregação local pode participar a fim de experimentar o poder vivificante e santificador da Palavra?
Resposta sugestão: Participar de todos treinamentos possíveis realizados pela IASD, porque isso traz muitas bênçãos. 

O Auxiliar (https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/aux332013.html) resume assim:
Resumo:  
Ao estudarmos a Palavra de Deus, nós O conheceremos mais e confiaremos mais nEle. Testemunharemos em Seu favor com mais eficiência. O profundo estudo da Bíblia aumenta nossa fé e nos prepara para experimentar o reavivamento espiritual. Igrejas são reavivadas quando dedicam prioridade à Palavra de Deus e ela é aplicada no coração e mente de cada membro.

Estudar a fundo = conhecer mais, confiar mais, testemunhar mais = reavivamento ocorre naturalmente como conseqüência!
MEU COMENTÁRIO GERAL E FINAL SOBRE TODA A LIÇÃO (sobre a PALAVRA do SENHOR):

Nós adventistas do sétimo dia somos privilegiados pelo ARSENAL de apoio à Bíblia Sagrada = quem chega a agregar à igreja pode contar com (são providências de Jesus) :

1)      A Bíblia Sagrada gratuita para quem não tem condição momentânea para a compra mas se dedica ao estudo bíblico sério e constante

2)      A biblioteca (chamada Mini Centro Ellen White) de leituras cristãs editadas pela Casa Publicadora Brasileira

3)      Esta LES (lição da Escola Sabatina) que permite o estudo DIÁRIO e recapitulação SEMANAL no Dia do Senhor, o santo sábado, tanto pelo meio tradicional, lição impressa ou pela mídia moderna, internet. Disponível para nós, aqui no Brasil, em 3 línguas pelo menos: português, espanhol e inglês.

4)      Materiais gratuitos nos treinamentos dos membros, feitos periodicamente pela liderança da IASD.

5)      Ano bíblico facilitado pois estende-se até a próxima Conferência Geral em 2015

     6)      Ainda temos o programa “40 madrugadas” que motiva o adventista a fazer comunhão diária com Deus nas         primeiras horas da manhã, logo ao despertar.

 

A próxima LES será a lição de 20 a 27 Julho e chama-se “ Testemunho e serviço: o fruto do revivamento ”  Entre no site e aguarde estar disponível para estudar (se possui a lição impressa, então já pode iniciar o estudo). 

Voltar