LES nº 02 – Clique aqui pra texto completo - Lição da Escola Sabatina – 6 a 13 julho 2013

09/07/2013 15:09

 

LES nº 02 – Clique aqui pra texto completo - Lição da Escola Sabatina – 6 a 13 julho 2013  https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li132013.html  ,

A lição deste trimestre JULHO, AGOSTO, SETEMBRO chama-se REAVIVAMENTO e REFORMA.

Esta LES - Lição da Escola Sabatina – é a SEGUNDA do trimestre e focaliza a ORAÇÃO, as de Jesus, sua importância, como fazê-las, veja na própria lição de 29 de junho = https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html

O verso para memorizar está em Mateus 7:11https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_7_11/

A lição de sábado mostra o papel da oração nos grandes reavivamentos da história, sobre o papel da oração na vida de Jesus e no reavivamento em nossa vida.  https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html#sabado

MEU COMENTÁRIO INICIAL SOBRE TODA A LIÇÃO:  Só existe um comentário, do Pastor R. A. Torrey, sobre pontos negativos na nossa carência de orar mais (veja na lição abaixo, de domingo) mas TODO o RESTANTE  ENFATIZA a SOLUÇÃO de Deus, a semana toda dá dicas, sugestões para REAVIVAR nossas orações e conseqüentemente reavivar nossa vida como um TODO ! Louvado seja o Senhor porisso !

A lição de domingo é “Oração e reavivamento em Atos” = https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html#domingo  Atos 2:41 https://www.bibliaon.com/versiculo/atos_2_41/ , 4:4 https://www.bibliaon.com/versiculo/atos_4_4/ , 9:31https://www.bibliaon.com/versiculo/atos_9_31/ mostram como o poder do alto veio aos discípulos por meio da oração. Diz a lição: “” E esta lição também destaca o comentário do Pastor R. A. Torrey que possivelmente se aplica a você e a mim: “Estamos ocupados demais para orar. Por isso, estamos muito ocupados para ter poder. Temos grande quantidade de atividades, mas realizamos pouco; muitos serviços, mas poucas conversões, muitos equipamentos, mas poucos resultados.”

E a pergunta do final da lição aplica-se a mim e a você: Você está muito ocupado para orar? Como pode desacelerar o suficiente para dedicar tempo à oração? Pense nas desculpas que tem para adiar e nas suas razões para fazer outras coisas. No fim, o que está perdendo por não gastar tempo em oração?

A lição de segunda-feira é “A vida de oração de Jesus” =
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html#segunda
Esta lição mostra quando e como Jesus orava. Também o assunto, motivos pelos quais Ele orava. Bom exemplo para nós seguirmos.  A lição conclui: Por Sua vida de oração, Jesus experimentava a cada dia refrigério espiritual e renovada experiência com o Pai.

Gaste alguns momentos refletindo sobre ocasiões específicas em que Deus respondeu poderosamente às suas orações. Lembrar dessas experiências e refletir sobre elas pode aprofundar sua vida de oração?

A lição de terça-feira é “Orando juntos”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html#terca
Jesus orava sozinho e muitas vezes também convidava seus discípulos mais próximos a orar com Ele. Esta lição revela que a oração coletiva (de 2 ou mais reunidos) tem poder maior do que a oração individual.  Cita o exemplo da miraculosa libertação de Pedro ocorrida em resposta à fervorosa oração dos irmãos.  

A lição de quarta-feira é “Nossa liberdade”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li132013.html#quarta
É a liberdade de orar ou não. “Deus está fazendo tudo o que pode por nós e através de nós, antes de orarmos, mas Ele respeita nossas escolhas (Sl 78:41, 42).


Na oração, reconhecemos livremente nossa total dependência de Deus e Lhe damos a liberdade de intervir em nossa vida. Quanto mais oramos, mais reconhecemos Sua total suficiência. Quando oramos, Seu Espírito Santo prepara nosso coração para receber mais dEle. Quanto mais oramos, mais permitimos que o Espírito Santo “crucifique” nossos desejos pecaminosos. No grande conflito entre o bem e o mal, a oração permite que Deus opere com mais força em nossa vida”.

Primeiro então o que entra em questão é a decisão de orar. Atrelado a isso está o TEMPO despendido nessa ação. 

A lição de quinta-feira é “Oração eficaz”
https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li232013.html#quinta
Aqui são mostrados as maneiras e conteúdos para realizar um oração eficaz. Tem vários versículos que ajudam a desenvolver a oração que cumpre seus objetivos.

A lição de sexta-feira                                    https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/li132013.html#sexta
Esta lição mostra o CONTÉUDO, a lista de assuntos a apresentar para o Senhor: “Apresentemos continuamente ao Senhor nossas necessidades, alegrias, pesares, cuidados e temores. Não O podemos sobrecarregar;” Na seqüência, apresenta a REAÇÃO de NOSSO CARINHOSO Deus à minha e sua oração: “não O podemos fatigar. Aquele que conta os cabelos de nossa cabeça, não é indiferente às necessidades de Seus filhos. ‘Porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso’ (Tg 5:11, RC). Seu coração amorável se comove ante as nossas tristezas, ante nossa expressão delas. Levemos-Lhe tudo quanto nos causa perplexidade. Coisa alguma é demasiado grande para Ele, pois sustém os mundos e rege o Universo. Nada do que de algum modo se relacione com nossa paz é tão insignificante que Ele não observe. Não há em nossa vida um capítulo demasiado obscuro que Ele não o possa ler; perplexidade alguma por demais intrincada que não a possa resolver. Nenhuma calamidade poderá sobrevir ao mais humilde de Seus filhos, ansiedade alguma lhe atormentar a alma, nenhuma alegria possuí-lo, nenhuma prece sincera escapar-lhe dos lábios, sem que seja observada por nosso Pai celeste, ou sem que Lhe atraia o imediato interesse. Ele “sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas” (Sl 147:3, RC). O relacionamento entre Deus e cada pessoa é tão particular e pleno, como se não existisse ninguém mais por quem Ele houvesse dado Seu bem-amado Filho” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 100). b

O Auxiliar (https://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2013/aux232013.html) resume assim:

Resumo: Por meio da oração, entenderemos mais o coração de Deus, conheceremos mais plenamente Sua vontade e experimentaremos Sua presença de maneira mais poderosa. Sua sabedoria e força vão se tornar nossas. A oração é um canal de comunicação entre nós e Deus. Ela abre o coração à chuva do Espírito Santo para o reavivamento. Sem oração, não haverá reavivamento duradouro.

MEU COMENTÁRIO GERAL E FINAL SOBRE TODA A LIÇÃO, CONSTRUÍ SOBRE RESPOSTAS às "Perguntas para reflexão"  do Estudo Adicional, da lição de sexta-feira  

1. Por que precisamos orar se Deus conhece tudo?
R: 1) A primeira razão é para me RELACIONAR com Ele. 2) É para EU saber que Deus está atento: A) Se Ele me ATENDE, então saberei que eu necessitava mesmo daquilo que eu pedi. B) Se Ele NÃO me ATENDE, então saberei que posso ficar sem o que pedi, por enquanto ou definitivamente, o tempo dirá isso.

Você toma um medicamento que ajuda a trazer cura ao seu corpo, mesmo sem saber como essa medicação funciona. É o mesmo com a oração. Que outras razões você pode dar para a importância da oração?
R: Quando eu oro, EU VOU ao Céu e o Céu ABAIXA até a mim (pode substituir a palavra Céu por Deus também, se quiser). Meu status atual (de pecador) limita minha comunicação com Deus mas na NOVA TERRA isso mudará para o status de remido que fala FACE a FACE com Deus e todos remidos da história e os seres nunca caídos do universo.

3. Comente sobre a realidade do grande conflito e como ele está sendo manifestado em sua igreja. Orar unidos pode ajudá-los a resolver seus desafios?

R: Sim, por exemplo, na nossa necessidade e realidade atual em Pres. Prudente, orar pela RESTAURAÇÃO MELHORADA (imagem em HD) do sinal em canal aberto da TV Novo Tempo. Pela adesão ao Céu (conversão) de nossos parentes, vizinhos, amigos e outros relacionados. Pelo meu e seu reavivamentos que resultarão em AÇÕES para a CURA FÍSICA (ações ou obediência às leis de Saúde), CURA EMOCIONAL (ações para tornar meus RELACIONAMENTOS mais AMOROSOS – dando ATENÇÃO, despender TEMPO, TOQUES e CARINHO, COMPREENSÃO e ACEITAÇÃO a todas pessoas), CURA ESPIRITUAL (AÇÕES PRÁTICAS na busca de Deus via ESTUDO da BÍBLIA, LES – Lição de Escola Sabatina, livros do Espírito de Profecia, outros boa literaturas, sons e imagens cristãs – nas diversas mídias, se for o caso e também O TESTEMUNHO PESSOAL e AUXÍLIO, ENSINO, COMPARTILHAMENTO aos carentes dessas experiências). E outra BOA NOVA da SALVAÇÃO é que as próximas LES enfocarão em detalhes cada um dessas AÇÕES PRÁTICAS para aperfeiçoamento meu e seu ! Fiquemos ligados !

A próxima LES será a lição de 13 a 20 Julho - e chama-se “ A Palavra: a base do revivamento ”  Aguarde na outra semana. Fique com Jesus.

 

 

Voltar