IASD aborda liberdade religiosa em evento realizado em Prudente

12/11/2013 08:47

IASD aborda liberdade religiosa em evento realizado em Prudente
 

Ocorreu no dia 9 de novembro de 2013, sábado, este Simpósio de Liberdade Religiosa da APO – Associação Paulista Oeste em Pres. Prudente. Estiveram presentes autoridades religiosas e políticas. A bandeira defendida foi da Liberdade Religiosa de todas religiões, cristãs ou não, espíritas, ateus.
Organizada pela IASD – Igreja Adventista do Sétimo Dia, palestraram Samuel Luz (presidente da ABLIRC – Associaçao Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), Dra Damaris Moura (Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB- SP ), Dr. Sergio Miranda (Gestor de Crise na UCB / IPAEAS), Dr. Tales Moura (Jurídico da UCB) Representando Pres. Prudente conduziu o evento DrOrivaldo de Sousa Ginel Junior, (Defensor Público do Estado de São Paulo), e presente Doutor Aldir Guedes Soriano (professor da Unoeste, especialista sobre Liberdade Religiosa, com obras publicadas a respeito).

Algumas considerações apresentadas:
Até um bebê tem consciência de seus direitos (por exemplo, quando se manifesta reclamando comida ou desconforto de fralda suja). O adulto tem muito mais possibilidades de reclamar de seus direitos, incluindo a da Liberdade Religiosa. Esta garante a preferência e prática de qualquer crença dando exatamente os mesmos direitos para católicos, cristãos pentecostais ou tradicionais e suas derivações, espíritas ou outras religiões, inclusive para ateus.

A  Liberdade Religiosa separa radicalmente qualquer união entre poder religioso com poder do estado. A história religiosa mostra como esse tipo de união ocasionou perseguição, intolerância, injustiça e semeou de mártires o período em que vigoraram.

Portanto o apelo é que cada cidadão verdadeiramente consciente dos direitos e cidadania individuais e coletivas defenda esses direitos incluindo a Liberdade Religiosa de toda e qualquer pessoa.

Luiz Komoda, especial para O IMPARCIAL. 

 

Voltar