clique AQUI, para ver COMENTÁRIO sobre a LIÇÃO 05 da Nova LES " Expiação: oferta da Purificação ":

28/10/2013 18:44

Título da LES (Lição da Escola Sabatina) Mundial =
O SANTUÁRIO

Título da LES da Semana = Expiação: oferta  da Purificação

 

LES nº 05 – Clique aqui para o texto completo, no site da CPB – Casa Publicadora Brasileira - da Lição da Escola Sabatina –26 outubro a 2 novembro 2013  

A lição deste trimestre OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO chama-se O SANTUÁRIO.

Para a LES desta semana, “Expiação: oferta da Purificação

”, leia o MEU COMENTÁRIO =

Já que o assunto é oferta e expiação, surgem as perguntas: expiação de quê e que tipo de oferta para quê? As respostas surgirão ao longo deste comentário. Expiação é para pagamento necessário para evitar a morte, neste caso a segunda e definitiva, morte, a eterna. Porque a lei de Deus diz que a alma que pecar essa morrerá. Ezequiel 18:20. Paulo diz em outras palavras: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Sabemos que essa morte é a eterna devido ao que Daniel 12:2 afirma sobre os 2 grupos a serem ressuscitados: “Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno”. “Desprezo eterno” é uma forma de referir-se a uma dimensão inexistente, porque no reino perfeito de Deus não há espaço para desprezo de espécie nenhuma. E o significado de “pecado” é dado pelo apóstolo em 1 João 3:4 “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”.  Como todos nós estamos constantemente escorregando em algum ponto da lei de Deus (vide Êxodo 20 e Deuteronômio 5 – os Dez Mandamentos) estamos sempre em perigo de recebermos o salário do pecado, isto é a morte eterna. Para nos livrar disso, Nosso Próprio Criador Jesus Cristo providenciou meio de escape ao Ele PAGAR essa dívida pois sem derramamento de sangue não há redenção, diz Hebreus 9:22. Daí Jesus derramou o Dele, o Único humano que conseguiria e conseguiu ao Ele encarnar e viver como homem sem pecado para cumprir essa missão.

Esse ato Dele na cruz do calvário é outra faceta da misericórdia de Deus que o fez para propiciar uma troca: os meus pecados e mérito de morte eterna pela EXPIAÇÃO que fez na cruz para quitar minha dívida para com Deus (que é impossível a qualquer humano pecador) para ter direito à vida eterna. É porisso que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Expiação é isso, uma substituição que propicia vida para quem não merece (no caso eu e você) mas a vida é do Próprio Doador da vida, Jesus Cristo.

Nesse ato expiatório houve uma ação o da morte de alguém derramando sangue inocente pelo culpado. No Israel antigo, o pecador levava um cordeiro perfeito, sem mancha (que simbolizava o perfeito Cordeiro de Deus Jesus Cristo) e o sacrificava, degolava com as próprias mãos para que o sangue derramado fizesse expiação pelos seus pecados (é claro que o sangue de um cordeirinho animal não teve e nunca teria poder para expiar culpa de ninguém, mas pela fé no Cordeiro de Deus vindouro Jesus, esse ato era aceito e validado). Hoje não necessitamos de repetir o sacrifício de animais porque Jesus Cristo cumpriu essa parte ao sair do Santuário do céu e vir morrer FORA de LÁ, no pátio chamado Terra. Isso foi quando Seu papel era de Cordeiro de Deus provido por Jeová. Depois, ao voltar ao céu, no tempo certo, iniciou o papel de Sumo Sacerdote (O Advogado perfeito) que intercede para transferir os nossos pecados confessados para o Santuário no céu. O livro de Hebreus detalha bem esse assunto.

É verdade que a cruz do calvário valeu por todo pecador porém NÃO de FORMA AUTOMÁTICA. Importante ter consciência de que o sangue de Jesus vale sim por todo pecador que RECONHECE sua culpa, se ARREPENDE, CONFESSA e DEIXA os pecados, do contrário, como Jesus perdoaria um pecador rebelde e contumaz?

Para ocorrer a expiação, eu devo IR ao Santuário Celestial, adentrar no GABINETE do ADVOGADO JESUS CRISTO e fazer a consulta para Ele me dar o remédio chamado PERDÃO. Sem ir ao Santuário nada ocorre, pois assim como no Israel antigo só obtinha perdão aquele que IA oferecer sacrifício de cordeirinho, assim também hoje só obtemos perdão ao IR ao Santuário Celestial, no Santo dos Santos (onde Jesus atende 24 horas por dia, atende SIMULTÂNEA e INDIVIDUALMENTE cada pessoa – fazer isso é possível unicamente a Ele porque é Deus) e oferecer meu humilde reconhecimento de eu ser um pecador CARENTE de SEU PERDÃO e buscar Dele a paz do perdão e expiação. É simples assim. É porisso que o inimigo Satanás  ENCOBRE dos pecadores a EXISTÊNCIA do Santuário no Céu (Asafe já havia previsto esse crime no Salmo 74), para os incautos, influenciados por líderes enganadores, NÃO IREM lá e assim ficarem com os pecados retidos em si mesmos, sem transferi-los para o local da expiação, o Santuário Celestial onde advoga Jesus.

No salmo 73, Asafe conta que entendeu a justiça de Deus ao ADENTRAR no Santuário de Deus. E como alguém que nem crê na existência do Santuário Celestial (tão bem descrito por Paulo nos capítulos de 4 a 10 do livro de Hebreus) poderá achar seu caminho e adentrar lá?

O pecador que cumprir essas etapas, pela fé na graça do Cordeiro de Deus, poderá então ser testemunha FIEL , o crente perdoado, que não sofrerá os reclamos da lei de Deus: o juízo final para o incrédulo. Esse juízo que elimina o pecador também é ato de AMOR de Deus, Isaías 26:10 a 16 explica bem a razão dessa justiça: “Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente e não vê a majestade do Senhor. Erguida está a tua mão, Senhor, mas eles não a veem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma. Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós. Ó Senhor,ó nosso Deus, outros senhores além de ti nos têm dominado, mas só ao teu nome honramos. Agora eles estão mortos, não viverão; são sombras, não ressuscitarão. Tu os castigaste e os levaste à ruína; apagaste por completo a lembrança deles!

” Eles, se sobrevivessem, SERIAM e FARIAM as pessoas infelizes, viu com Deus é perfeito, graças Senhor, aleluia e obrigado por tudo que Tu fazes e És!

Sobre a questão de por que os pecados devem ser colocados no Santuário Celestial (contaminando assim esse local santo) a resposta é que Jesus NÃO é lata de lixo para ser portador do nosso lixo chamado pecado. Jesus QUITOU a dívida, pagou o preço para limpar os meus pecados, ESTA é a função Dele. Já o pecado, este é colocado provisoriamente no Santuário Celestial para posteriormente ser eliminado para sempre, após o justo julgamento individual de cada ser humano. A LES seguinte dará mais detalhes. Feliz semana pra você. 

Clique e estude a LES “EXPIAÇÃO: OFERTA DA PURIFICAÇÃO” com as bênçãos de Deus.
Também está disponível a LES comentada na TV NOVO TEMPO =

 

Voltar